top of page

Crianças e as taças de som.

  • Foto do escritor: vanenoronha
    vanenoronha
  • 29 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Como as Taças de som podem ajudar as crianças inquietas?

No nosso dia a dia vivemos uma grande agitação, tanto no meio familiar quanto na escola e muitas vezes o descanso, o relaxamento e a serenidade são perdidos.


Barulhos, vozes, comandos isso é constante na vida de uma criança e esta pressão que vivemos voltados ao TEMPO desenvolve o stress que é visível na realidade das crianças da NOVA ERA.


Muitas vezes os pais e professores não conseguem compensar este desequilíbrio porque também estão expostos ao mesmo problema existencial.


A influência do ambiente familiar e escolar têm um efeito sobre as crianças geralmente sob a forma de distúrbios, tais como agressividade, agitação e distúrbios sociais e emocionais.


Então, muitas crianças estão sendo diagnosticadas como Hiperativas. A indignação que vem de dentro de uma criança pode se parecer com os sintomas do paciente diagnosticado com TDAH / ADD.


Como pedagoga, posso citar que o trabalho com taças de som tem dado uma contribuição valiosa e de suporte para os "inquietos da NOVA ERA". Silêncio e relaxamento podem ser criados na companhia das taças e na Europa o som já está em creches e escolas como assistência metodológica.


Praticando o "silêncio" no trabalho educativo significa que as crianças são levadas a aprenderem a se concentrar. Isto não é feito por meio de instruções e de pressão a partir do exterior, mas vem de dentro das próprias crianças, individualmente e em grupo.


Com o som as crianças são levadas para descansar, refletir sobre si mesmos e podem deixar a sua própria inquietação. O relaxamento intenso oferecido pelo som, traça um equilíbrio harmonioso, soa o equilíbrio interno e assim o repouso é possível.


As crianças que estão fora de equilíbrio, estão exigindo apenas um pequeno momento para recuperar o seu ritmo saudável. Os exercícios de som criam uma respiração rítmica de dentro para fora, este por sua vez permite a auto-escuta.


Através da prática regular do silêncio e da escuta a criança seja ela hiperativa, dita hiperativa ou não , é direcionada a refletir sobre si mesmo, a percepção interior e assim aprende a diferença entre repouso e exercício.


O trabalho pedagógico com as taças de som prepara uma atmosfera, para ouvir melhor, olhar mais de perto e sentir-se de forma diferenciada e sensível . Além disso, a situação muitas vezes de stress familiar pode ser harmonizado através de experiências sonoras de harmonização.


Prontos para entrarem neste som?


Abraços de som,

Vanessa Noronha Tölle

Pedagoga e Praticante da Massagem de som (método Peter Hess)



 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Vanessa Tölle 2016

bottom of page