top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
vanessa.JPG

SOBRE

Vanessa NoronhaTölle, pedagoga, nasceu em Aracaju/SE há 17 anos vivendo entre Brasil e Áustria, fundou a Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura- PAPAGAIO que tem como objetivo principal a divulgação da Cultura do Brasil e da língua portuguesa no exterior. 

Formada em Pedagogia pela UNIT, migrou para Viena onde continuou exercendo a sua profissão com autorização do Ministério de Educação da Áustria criando com maestria o primeiro projeto de aulas de Português para crianças com o apoio da Embaixada do Brasil. Para o orgulho sergipano, Vanessa foi a primeira professora do ensino fundamental menor de Língua Portuguesa na Escola Pública de Viena. Nas aulas, percebeu a necessidade de levar a Cultura do Brasil não só para os brasileirinhos mas para um público em geral e assim nasceu o Festival Cultural do Brasil em Viena que conta com a parceria do Weltmuseum Wien, museu de etnologia da Austria como também do departamento de culturas internacionais da cidade de Viena.

Em 2022, dentro da Programação da X edição do Festival Cultural do Brasil em comemoração ao Bicentenário da Independência, criou em Aracaju, sua terra natal a Casa de Cultura Brasil Áustria que tem como finalidade fortalecer a bilateralidade histórica entre os dois países, Brasil e Áustria através de atividades culturais.

Sendo sergipana de corpo e alma, tem dado dimensão a arte e a cultura construindo uma imagem positiva do Brasil no exterior onde recebeu merecidos reconhecimentos da Secretaria de Cultura do Estado de Sergipe , do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Sergipe e do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.

Em 2018 foi uma das homenageadas com a Medalha Nelson Mandela a convite da Dra. Patrícia Pinheiro coordenadora da Instituição Africa 900.

Como curadora já levou exposições de artes para Salamanca, Guimarães, Salzburg, Gmünd e Graz.

Com o Festival Cultural do Brasil em Viena, Vanessa tem levado o nome do Brasil pelo Mundo. O Festival em 2014 foi premiado através do edital Ibram/Iphan onde recebeu o título de Ponto de Memória do Brasil na Áustria tendo certificação pelo IBRAM.

bottom of page